quarta-feira, 3 de abril de 2013

Vinte Anos de Políticas Institucionais para Incorporar as TIC ao Sistema Escolar


A necessidade da inclusão de computadores na sala de aula, como instrumento pedagógico, é planejado desde a década de 1980, com o objetivo de inserir não apenas no ambiente universitário, mas também nas escolas públicas.As novas tecnologias teve uma repercussão relevante na sociedade entre o século XX e XXI, em que diversos projetos foram desenvolvidos para a implantação das TIC nas escolas, atendendo as instituições no setor administrativo e na atuação pedagógica.Com a difusão da tecnologia houve mudanças no setor econômico, à internet tornou-se um fenômeno popular, aplicado em todos os setores: no turismo, esporte, saúde, podendo abranger toda a sociedade. Porém a impulsionadora da expansão das novas tecnologias foi à educação.Percebe-se que o processo do uso pedagógico dos computadores ocorreu e ocorre lentamente, muitos dos projetos e programas desenvolvidos nesta época para a inserção das TIC nas escolas foram substituídos ou interrompidos por falta de projeto institucional; infraestrutura e recursos; formação dos professores; materiais didáticos; cultura organizativas nas escolas e equipes de apoio. As expectativas eram grandes, mas não havia continuidade e nem base para que os objetivos fossem alcançados.O autor neste capítulo mencionou os acontecimentos na Espanha, mas ao ser comparado ao Brasil observa-se que os problemas da inclusão das Tecnologias de Informação e Comunicação nas escolas ocorrem pausadamente e que são os mesmos problemas destacados pelo autor Manoel Area.Desta forma é preciso que a vontade política possa manter os investimentos das TIC no ambiente escolar, juntamente com os professores, que são protagonistas, rumo a mudanças para renovar e inovar a prática docente, melhorando o rendimento dos alunos em sala de aula e possibilitando a formação de alunos capazes de compreender a cultura digital.







Referência
AREA, Manuel. Vinte anos de políticas institucionais para incorporar as Tecnologias da Informação e Comunicação ao sistema escolar. In: SANCHO, Juana Maria... [etal.]. Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 153-175

Veja o vídeo complementar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário